quinta-feira, 4 de junho de 2009

INSTITUTO CULTURAL D. ISABEL I A REDENTORAPartilhando da profunda dor da Família Imperial pelo desaparecimento de S.A.I.R., O Príncipe D. Pedro Luiz, trineto de D. Isabel I a Redentora, no vôo AF-447, da companhia AIR FRANCE, em 31 de Maio de 2009, enviamos abaixo o release com os dados biográficos que nos tem sido demandados.
Deus tenha piedade da Nação Brasileira e do mundo inteiro, de luto por mais uma tragédia aérea envolvendo centenas de famílias de dezenas de povos.
Pesarosamente,
Os Conselheiros do IDII.
----------------------
Dom Pedro Luiz Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança e Ligne, Príncipe do Brasil, Príncipe de Orleans-e-Bragança, nascido em 12 de Janeiro de 1983, no Rio de Janeiro, é um dos desaparecidos do voo Rio-Paris que saiu do Aeroporto Internacional Tom Jobim, às 19h do dia 31 de Maio de 2009.

Primogénito do Príncipe D. Antonio João (*1950) e da Princesa Christine de Ligne (*1955), D. Pedro Luiz tem três irmãos: D. Rafael Antonio (*1986), D. Amélia (*1984) e D. Maria Gabriela Fernanda (*1989).

Seu pai é o irmão e herdeiro dinástico do atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, D. Luiz (*1938), bisneto e sucessor da Redentora. Sua mãe é a quarta filha de Antoine de Ligne et Noailles (*1925 †2005), 13º Príncipe de Ligne, na Bélgica, e de Alix de Bourbon-et-Nassau-Weilbourg (*1929), Princesa de Luxemburgo, de Nassau e de Parma. A Casa de Ligne, que remonta ao séc. XII, é a dinastia histórica mais importante da Bélgica, estando abaixo apenas da Casa Real, que é um ramo da dinastia germânica Sachsen-Coburg-und-Gotha.

D. Pedro Luiz foi batizado na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, em 19 de fevereiro de 1983, pelo Mons. Narbal Costa Stencel, sendo padrinhos seu tio materno, o então Príncipe hereditário Michel de Ligne (*1951), hoje 14º Príncipe de Ligne e do Sacro Império, Príncipe de Amblise e de Épinoy etc. — representado no acto pelo Prof. Otto de Alencar de Sá Pereira — e sua tia paterna, a Princesa D. Maria Thereza do Brasil (*1959), atual Senhora Johannes Hessel de Jong, que também foi representada na ocasião pela irmã gémea, Princesa D. Maria Gabriela (*1959), a artista plástica Lelli de Orleans e Bragança.

Com meses de vida, cumpriu seu primeiro compromisso solene em uma reunião de chefes monarquistas na residência do Prof. Francisco Camões de Menezes (vice-decano do IDII), no bairro da Tijuca. Mudou-se pequenino para Petrópolis, onde seus pais adquiriram uma casa no bairro do Morin.

Fez seus estudos primários no Instituto Social São José — de uma congregação de freiras de origem francesa —, em Petrópolis. Depois, cursou o ensino médio no Colégio Ipiranga, na mesma cidade.

Graduou-se em Administração de Empresas pelo IBMEC do Rio de Janeiro, entre 2001 e 2005, tempo em que residiu com sua avó paterna, D. Maria da Baviera (Princesa Mãe do Brasil) e sua tia D. Isabel, no bairro da Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro. Cursou a pós-graduação em Finanças e Mercado de Capitais, na EPGE da Fundação Getúlio Vargas, de 2005 a 2006.

D. Pedro Luiz falava fluentemente português, francês e inglês e praticava golfe, tênis e futebol. Nesta matéria, era torcedor aguerrido do clube Fluminense.

Trabalhou no Banco Mariani, no Rio de Janeiro, antes de empregar-se num banco de investimentos da Cidade de Luxembourg, capital de Luxemburgo, em fins de 2007. Luxemburgo é uma monarquia centroeuropeia onde reina seu tio, Henri I (*1955), primo-irmão de D. Christine de Ligne.

O Instituto D. Isabel prepara uma fotobiografia do Príncipe e um Livro de Condolências à Família Imperial (on-line), a constar da página oficial http://www.idisabel.org.br/.

Release: Diego Paes (Comunicação Social/IDII).
----------------
Comunicado enviado por email hoje às 19:30.

Sem comentários:

Enviar um comentário