sábado, 29 de novembro de 2008

PRÍNCIPE DA BEIRA Revista "24horas" de 29-11-2008
Título da Reportagem: "Quem são os novos nobres" e entre muitos, uma referência à Família Real Portuguesa
(Clique na imgam para ampliar)
(Cique nas imagens para ampliar)
OS BRAVOS CONJURADOS DE 1640
Painel de Azulejos representando as reuniões dos Conjurados, que se encontram à volta de uma mesa, sentados em cadeirões estilo D. José, bem posteriores à época em questão. Uma fita na parte superior apresenta a legenda Amor Constância e Fidelidade e na parte inferior, Venturoso Citio, honrosas conferenciassem que se firmou a Redenção de Portugal. - http://www.ship.pt/palacio/visita_guiada.php#
(Clique na imagem para ampliar)
Os Conjurados foram um grupo de "valentes portugueses" que se organizaram clandestinamente durante o domínio dos espanhóis sobre Portugal. Era apenas constituído por quarenta homens, na sua maioria da nobreza portuguesa, cujo objectivo era o de destituir a Dinastia dos Filipes e proclamar um Rei português. Aquele que ficou reconhecido como tendo sido o grande impulsionador da conspiração foi João Pinto Ribeiro. O Palácio dos Almadas tornou-se então conhecido pelos acontecimentos históricos que nele se passaram, nomeadamente o papel de alguns membros da família Almada no movimento da Restauração de 1640. Hoje conhecido pelo Palácio da Independência ou Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP).
Os Conjurados:
D. Afonso de Menezes, Mestre de Sala de El-Rei D. Afonso VI, Cônsul em Lisboa, Comendador de Izeda na Ordem de Cristo, Capitão-Mor de Monção.
D. Álvaro de Abranches da Câmara, Comendador de S. João de Castanheira na Ordem de Aviz, dos Conselhos de Estado e da Guerra, Governador das Armas das Províncias da Beira e Entre Douro e Minho e da Cidade do Porto, Senhor do Morgado de Abranches, foi quem desfraldou a Bandeira de Portugal no Castelo de S. Jorge.
D. Antão de Almada, Senhor do Pombalinho e dos Lagares d’El-Rei, Comandante de dois Terços de S. Vicente de Vimioso na Odem de Cristo, Comandante de Fronteira, Governador da Cidade de Lisboa, Primeiro Embaixador à Corte de Inglaterra, proprietário do Palácio de São Domingos, onde foram as últimas reuniões dos restauradores e de onde saíram, na madrugada gloriosa do 1º de Dezembro.
D. António de Alcáçova, Senhor do Morgado de Alcáçovas, Alcaide-Mor de Campo Maior e Ouguela, serviu na Índia onde foi Capitão do Norte.
D. António Álvares da Cunha, Senhor do Morgado de Tábua, Trinchante de El-Rei D. João IV e D. Pedro II, Guarda-Mor da Torre do Tombo, Deputado da Junta dos Três Estados.
D. António da Costa, Comendador na Ordem de Cristo, Senhor do Morgado da Mustela.
D. António Luís de Menezes, I Marquez de Marialva, III Conde de Cantanhede, IX Senhor de Cantanhede, de Marialva, de Medelo (Lamego) e de São Silvestre, Comendador de Santa Maria de Almonda, São Romão de Bornes e São Cosme de Azerene na Ordem de Cristo, do Conselho de Estado e do da Guerra, o vencedor de Montes Claros.
D. António Mascarenhas, Comendador de Maninhos e de Castelo Novo na Ordem de Cristo.
António de Mello e Castro, Capitão Geral das Galés da Índia, do Conselho de S.A.R., Capitão de Sofala e Membro do V Conselho Governativo da Índia.
António de Saldanha, Instituidor do Morgado de Cadafais, Alcaide-Mor de Vila Real, Comendador de São Salvador de Sarrazes na Ordem de Cristo, Capitão-Mor das Naus da Índia em 1633, General da Armada que foi restaurar a Ilha Terceira nos Açores, Governador da Torre de Belém, do Conselho da Guerra.
António Telles da Sylva, Cavaleiro não professo na Ordem de Malta, na Restauração da Baía em 1625, Capitão-Mor das Naus da Índia, Governador e Capitão-General do Estado do Brasil depois da Aclamação, com a promessa do título de Conde de Vila Pouca de Aguiar. Morreu no navio que naufragou no regresso a Portugal em 1650. 3º filho de Luís da Sylva, Senhor de Unhão, e de Dona Mariana de Lencastre que o armou Cavaleiro.
D. António Tello, “o Queiroz”, Capitão-mor das Naus da Índia.
Ayres de Saldanha, Comendador e Alcaide-Mor de Soure, Comendador de São Martinho de Lagares e de Sabacheira, Mestre de Campo de um Terço de Infantaria no Alentejo, morto na batalha de Montijo.
D. Carlos de Noronha, Comendador de Marvão, presidente da mesa da Consciência e Ordens
Estevam da Cunha, Prior de S. Jorge em Lisboa, Cónego da Sé do Algarve, Bispo eleito de Miranda.
D. Fernando Telles de Faro, Embaixador na Holanda por El-Rei Dom João IV, Senhor de Damião de Azere, de Santa Maria de Nide de Carvalho, Mestre de Campo General do Brasil, Comendador de Nossa Senhora de Campanhã e de São Romão de Moures, Senhor de Lamarosa, Governador da Praça de Campo Maior, Conde de Arada, em Espanha.
Fernão Teles da Silva, I Conde de Vilar Maior, Governador da Província da Beira, do Conselho de Estado, Comendador de Albufeira na Ordem de Aviz, Regedor da Casa da Suplicação, Mordomo-Mor da Rainha D. Luiza de Gusmão, filho 2º de Luís da Sylva, Senhor de Unhão e de Dona Mariana de Lencastre, por quem foi armado Cavaleiro.
D. Francisco Coutinho, filho de Dona Filipa de Vilhena que o armou Cavaleiro e a seu irmão Dom Jerónimo de Ataíde, 16º Conde de Athouguia.
Francisco de Melo, Monteiro-Mor do Reino, Embaixador de El-Rei D. João IV a França, General de Cavalaria, Governador do Algarve, Comendador de Pinheiro, proprietário da casa onde a princípio se reuniam os conspiradores
Francisco de Melo e Torres, Marquez de Sande, I Conde da Ponte, Senhor das Vilas de Sande e da Ponte, Comendador de São Salvador de Fornelos, de Santiago da Guilha, etc. na Ordem de Cristo, Alcaide-Mor de Terena, do Conselho de Estado e do da Guerra.
D. Francisco de Noronha, Coronel de um dos Terços de Ordenanças da Cidade de Lisboa, Senhor do Morgado da Cidade de Goa, instituido em 29 de Agosto de 1622 por seu Tio D. Henrique de Noronha, para os filhos segundos da Casa dos Arcos, irmão do 3º Conde dos Arcos.
Francisco de São Payo, Fronteiro-Mor e Governador das Armas de Trás-os-Montes, Comendador na Ordem de Cristo, Alcaide-Mor da Torre de Moncorvo, X Senhor de Vila-Flor, de Chacim, de Anciães, de Vilarinho
D. Francisco de Sousa, I Marquez das Minas, III Conde do Prado, Alcaide-Mor de Beja, Comendador de Santa Maria de Azevedo na Ordem de Cristo, Governador de Moura, Governador das Armas de Setúbal, Vedor da Casa Real, Camareiro-Mor e Estribeiro-Mor da Casa Real, Governador das Armas de Entre Douro e Minho, Embaixador ao Papa Clemente X.
Gaspar de Brito Freire, Senhor do Morgado de Santo Estevam de Nossa Senhora de Jesus na Baía, Brasil.
D. Gastão Coutinho, Governador das Armas do Minho, do Conselho de Guerra, restaurador em Cascaes
Gonçalo Tavares de Távora, Capitão de Cavalos, Filho de Francisco de Távora, IV Senhor de Mira
Gomes Freire de Andrade, Capitão de Cavalos, Herdeiro da Casa de seu pai Gil Vaz Lobo Raposo, Comendador em Tânger.
D. Jerónimo de Ataíde, VI Conde de Atouguia, Governador de Peniche, Governador das Armas de Trás-os-Montes, Governador e Capitão-General do Brasil, Governador das Armas do Alentejo, Capitão-General da Armada Real, Presidente da Junta do Comércio do Conselho de Estado e do da Guerra, Comendador de Adaúfe e de Vila Velha de Rodão na Ordem de Cristo, filho da Condessa viúva de Athouguia, Dona Filipa de Vilhena, que o armou Cavaleiro para entrar na Revolução.
D. João da Costa, I Conde Soure, Comendador e Alcaide-Mor de Castro Marim, Comendador de S. Pedro das Várzeas e de Santa Maria de Bezelga na Ordem de Cristo, do Conselho da Guerra, Embaixador ao Rei Luiz de França, Gentil-homem do Infante Dom Pedro.
D. João Pereira, Prior de S. Nicolau, Deputado do Santo Ofício
João Pinto Ribeiro, Bacharel em Direito Canónico, Juiz de Fora de Pinhel e de Ponte de Lima, Agente da Casa de Bragança, Cavaleiro e Comendador de Santa Maria de Gimunde na Ordem de Cristo, do Conselho de Sua Majestade, Contador-Mor das Contas do Reino, Desembargador Supranumerário da Mesa do Desembargo do Paço, Guarda-Mor da Torre do Tombo.
João Rodrigues de Sá, Capitão da Índia, Herdeiro da Casa de seu Pai, Francisco de Sá e Menezes, Alcaide-Mor de Sines
João Rodrigues de Sá e Menezes, III Conde de Penaguião, Senhor de Sever, Matosinhos, Paiva e Baltar, Comendador de São Pedro de Faro e de São Tiago do Cacém na Ordem de Santiago, Camareiro-Mor de El-Rei Dom João IV e de Dom Afonso VI, do Conselho da Guerra e do de Estado, Embaixador Extraordinário a Inglaterra.
João de Saldanha da Gama, Capitão de Cavalaria no Alentejo, morto na batalha do Montijo.
João de Saldanha e Sousa, “o Cachaço”, Mestre de Campo na Batalha do Montijo, Tenente General de Cavalaria da Beira, Governador de Armas de Setúbal, Deputado da Junta dos Três Estados, Senhor do Morgado de Barcarena, da Torre da Santa Maria de África e da Quinta da Azinhaga.
Jorge de Melo, General das galés, do Conselho de Guerra, irmão de Francisco de Melo.
D. Luís de Almada, filho de D. Antão de Almada.
Luís Álvares da Cunha, Senhor do Morgado dos Olivais.
Luís da Cunha, serviu nas Guerras da Restauração e morreu na Batalha do Montijo.
Luís da Cunha de Ataíde, Senhor de Povolide, de Castro Verde, da Aldeia de Paradela e dos Morgados de Vidigueira, Comendador de S. Cosme na Ordem de Cristo, Presidente da Junta de Cavalaria, do Conselho de El-Rei, filho de Tristão da Cunha de Ataíde, que também foi Restaurador.
Luís de Mello, Porteiro-Mor da Casa Real, Alcaide-Mor de Serpa, Comendador de Santa Maria de Algodres na Ordem de Cristo, Comendador de Serpa na Ordem de Aviz, Capitão da Guarda Real, Presidente da Câmara de Lisboa.
D. Manuel Child Rolim, XV Senhor de Azambuja.
Martim Affonso de Mello, 2º Conde de São Lourenço, V Alcaide-Mor de Elvas, Comendador de São Tiago de Lobão, São Tiago de Pensalvos e Rio Torto na Ordem de Cristo, Senhor da Vila do Bispo, dos Reguengos de Sagres e de Elvas, Governador de Mascate e do Cabo Camorim na Índia, do Conselho de Guerra, Governador da Praça de Cascais, Governador das Armas no Alentejo, Vedor da Fazenda, Gentil-homem do Príncipe Dom Pedro.
D. Miguel de Almeida, IV Conde de Abrantes, do Conselho de El-Rei D. João IV, Mordomo-Mor da Rainha D. Luiza de Gusmão, era o mais velho dos Conjurados
Miguel Maldonado, Escrivão da Chancelaria-Mor do Reino, Comendador de Santa Maria das Neves
D. Nuno da Cunha de Ataíde, I Conde de Pontével, General de Artilharia, Governador das Armas da Beira e Capitão-General do Algarve, Presidente da Junta do Comércio e da do Tabaco, do Conselho de Guerra, Estribeiro-Mor da Infanta D. Isabel Jozefa, Embaixador para conduzir de França a Portugal a Rainha de Inglaterra D. Catarina, filho 2º de Tristão da Cunha de Ataíde e irmão de Luiz da Cunha de Ataíde, Restauradores.
D. Paulo da Gama, Senhor do Morgado da Boavista
Pedro de Mendonça Furtado, V Alcaide-Mor de Mourão, Comendador de São Tiago do Cacém e de Vila Franca de Xira, Senhor do Morgado de Pantojas, Guarda-Mor de El-Rei D. João IV.
D. Rodrigo da Cunha, Arcebispo de Lisboa e de Braga, Bispo de Portalegre e Inquisidor-Geral.
Rodrigo de Figueiredo de Alarcão, Senhor da Ota, Comendador na Ordem de Cristo, Governador das Armas de Trás-os-Montes.
D. Rodrigo de Menezes, Arcediago e Cónego na Sé de Évora, Presidente do Desembargo do Paço, Governador da Relação do Porto, Deputado da Junta dos Três Estados, Regedor das Justiças, Comendador das Idanhas na Ordem de Cristo e de Juromenha na Ordem de Aviz, Estribeiro-Mor do Regente D. Pedro, do Conselho de Estado, Ministro do Despacho.
Rodrigo de Rezende Nogueira de Novais, Governador e Capitão General de Angola, Senhor da Casa e Morgadios de seu Pai Jorge Nogueira de Novais.
Sancho Dias de Saldanha, Capitão de Cavalos, Herdeiro da Casa de seu Pai, Diogo de Saldanha, Comendador de Vila de ReiD. Tomaz de Noronha, III Conde dos Arcos, Comendador de São Pedro de Valondo na Ordem de Cristo, do Conselho de Estado e do da Guerra, Presidente do Conselho Ultramarino, Gentil-homem do Príncipe Dom Teodósio
Tomé de Sousa, VII Senhor de Gouveia de Riba-Tâmega, de Avoco da Serra, Padroeiro da Abadia de Santa Maria de Vilaça e de Santa Maria de Gondar na Ordem de Cristo, Comendador de Messejana na Ordem de Santiago, Alcaide-Mor de Montalegre, Vedor e Trinchante-Mor d’El-Rei Dom João IV.
D. Tristão da Cunha de Ataíde, Senhor de Povolide, Comendador de S. Cosme de Gondar na Ordem de Cristo.
Tristão de Mendonça, Comendador de Arouca e de Mourão na Ordem de Aviz, Embaixador na Holanda, General da Armada, Senhor da Casa da Cova , a Santa Clara, em Lisboa.
-------------------
(listagem elaborada a partir de elementos obtidos no fórum de genealogia do Genea Portugal) - http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=52915

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A FAMÍLIA REAL DE NOVEMBRO DE 2002 A NOVEMBRO DE 2008 Revista "Real" de Novembro de 2002 - Texto de Vasco Soares da Veiga
Praia da Adraga, em Novembro de 2008
(Clique nas imagens para ampliar)

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O 42º ANIVERSÁRIO DE S.A.R., A DUQUESA DE BRAGANÇA




















































Revista "Caras"
29-11-2008 - (Clique nas imagens para ampliar)

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

DOM DUARTE E O 1º DE DEZEMBRO
Jornal "O Diabo" de 25-11-2008
(Clique nas imagens para ampliar)

terça-feira, 25 de novembro de 2008

SE EU MANDASSE... FARIA A MESMA COISA! Revista "VIP" de 26-11-2008
(Clique na imagem para ampliar)
PARABÉNS A S.A., O INFANTE DOM DINIS


























Que este dia e todos os demais da Sua vida sejam repletos de felicidade, paz, amor e muita saúde. O meu desejo é que esta data se repita por muitos e muitos anos e que Deus O acompanhe hoje e sempre.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

SE ESTIVESSEMOS EM MONARQUIA, DOM DUARTE ESTARIA SENTADO NO TRONO DO REINO DE PORTUGAL
Jornal "Açoriano Oriental" de 24-11-2008
(Clique na imagem para ampliar)

domingo, 23 de novembro de 2008

DOM DUARTE FAZ PARTE DA LISTA DOS FAMOSOS... Jornal Diário de Notícias, pág.14 de 22-11-2008
(Clique na imagem para ampliar)

sábado, 22 de novembro de 2008

ANIVERSÁRIO DE S.A.R., A SENHORA DONA ISABEL


















A Senhora Dona Isabel de Bragança, faz hoje 42 anos de idade e estou aqui para homenageá-La nesta data tão especial e desejar-Lhe muitas felicidades. Que Deus A proteja sempre!
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DA INAUGURAÇÃO DA CASA RAINHA SANTA ISABELConforme noticiado neste blogue, no dia 19 p.p. de manhã, foi inaugurada a Casa Raínha Santa Isabel destinada ao acolhimento de crianças abandonadas com a presença da Presidente Susana Amador, da Senhora Dona Isabel de Herédia de Bragança e do Dr. António Ponces de Carvalho em representação da Associação Jardins-Escola João de Deus.
Benção e descerramento da placa. Dona Isabel de Herédia de Bragança foi a madrinha desta nova Casa de acolhimento instalada em prédio recuperado e cedido àquela instituição pela C.M.de Odivelas.
Na mesa onde foi assinado o contrato de cedência
A Câmara Municipal e a Associação de Jardins-Escola João de Deus assinaram um contrato de cedência, no âmbito deste equipamento. A edil odivelense, Susana Amador, e o Presidente da Direcção da Associação de Jardins-Escola João de Deus, Ponces de Carvalho, assinaram o contrato.
Um desenho oferecido por S.A.R., A Senhora Dona Isabel
Início da visita às instalações da Casa Rainha Santa Isabel
Refeitório
Fonte: Câmara Municipal de Odivelas - http://www.cm-odivelas.pt/
(Clique nas imagens para ampliar)
--------------
Agradeço ao Sr. J. Paiva Setúbal (Director) da Câmara Municipal de Odivelas, o envio destas fotos, embora carimbadas com "watermark", não impediu que fossem aqui colocadas no blogue da Família Real Portuguesa. Bem haja!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

DUQUESA DE BRAGANÇA AO SERVIÇO DUMA BOA CAUSA
Revista Magazine Grande Informação - Novembro de 2006
(Clique nas imagens para ampliar)